quarta-feira, 25 de março de 2015

Tire suas dúvidas!

Síndrome dos Ovários Policísticos

Também conhecida pela sigla SOP, é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho.

A síndrome dos ovários policísticos é a mais comum doença endócrina na idade reprodutiva, acometendo 5 a 10% das mulheres. Essa síndrome tem início nos primeiros anos após a primeira menstruação e é caracterizada por incapacidade de estabelecer padrão menstrual regular, podendo levar os fluxos menstruais a ter um intervalo de 45 e 90 dias. Outras queixas como aumento de peso, acne, queda de cabelo, infertilidade e abortos recorrentes podem estar presentes.

O tratamento da síndrome dos ovários policísticos depende dos sintomas que a mulher apresenta e do que ela pretende. Cabe ao médico e à paciente a avaliação do melhor tratamento, para isso é fundamental questionar se a paciente pretende engravidar ou não.

Os contraceptivos hormonais orais combinados permanecem como tratamento predominante em mulheres que não desejam engravidar. Se a paciente pretende engravidar, o médico lhe recomendará tratamento de indução da ovulação, não sem antes afastar as outras possibilidades de causas de infertilidade. Não se deve fazer esse tratamento em mulheres que não estejam realmente tentando engravidar.

Mudança no estilo de vida deve ser a primeira linha de tratamento para as mulheres com SOP. Uma dieta balanceada combinada com exercícios físicos fará toda a diferença no tratamento, reduzindo os sintomas e melhorando a qualidade vida das mulheres portadoras de SOP. O diagnóstico da SOP deve ser realizado pelo médico de preferência o Ginecologista, pois muitas outras doenças apresentarem sintomas semelhantes aos da SOP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário